POACEAE

Melica arzivencoi Valls & Barcellos

Como citar:

Rafael Augusto Xavier Borges; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Melica arzivencoi (POACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

170.974,793 Km2

AOO:

20,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, que ocorre nas Regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (Longhi-Wagner, 2011). É endêmica das regiões altas do sul do Brasil, de onde sua área se estende em direção nordeste até o maciço de Itatiaia (Longhi-Wagner, 1987)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Critério: B2ab(iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Melica arzivencoi </i>é uma espécie típica de Campos de Altitude do Sul e Sudeste do Brasil, e tem uma AOO de aproximadamente 20 km². Encontra-se sujeita a pelo menos cinco situações de ameaça. As principais ameaças incidentes são incêndios e invasão por espécies exóticas, que levaram a espécie a ser considerada "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrição em Clayton et al. (2006).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Encontrada em campos pedregosos e úmidos, protegida por arbustos baixos; em fissuras de rochas; bordos de penhascos basálticos (Longhi-Wagner, 1987)
Habitats: 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: É uma espécie encontrada em Mata Atlântica (Longhi-Wagner, 2011), em campos pedregosos e úmidos, protegida por arbustos baixos; em fissuras de rochas; bordos de penhascos basálticos (Longhi-Wagner, 1987). É uma gramínea perene, com rizomas alongados e colmos decumbentes de 50 a 90 cm de comprimento (Clayton et al., 2006). Se reproduz em fevereiro (Longhi-Wagner, 2001).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Extinta" (EX), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).